Em Portugal existem seis territórios galardoados com a CETS:
- Parque Nacional da Peneda Gerês (desde 2002 e e a elaborar nova candidatura)
- Parque Natural de Montesinho (desde 2009 e a elaborar nova candidatura)
- Parque Natural do Douro Internacional (desde 2009 e a elaborar nova candidatura)
- Parque Natural do Alvão (desde 2009 e a elaborar nova candidatura)
- Terras do Priolo (municípios da Povoação e Nordeste na Ilha de São Miguel) na Região Autónoma dos Açores (desde 2012)
- Território das Montanhas Mágicas (constituído pelos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra).
Importa salientar que, para além destes, o território do Alto Minho (municípios de Caminha, Monção, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo) está a elaborar a sua primeira candidatura à CETS.
Assim, se o território do PNPG e restantes territórios portugueses que este ano estão a preparar a candidatura/renovação da sua Carta virem o seu esforço em prol de um Desenvolvimento Turístico Sustentável reconhecido, a Região Norte de Portugal passará a ser a primeira região do país com todas as suas Áreas Protegidas e Classificadas de montanha reconhecidas como destinos de Turismo de Natureza sustentáveis. Para além disso, o Parque Natural da Baixa-Limia Serra do Xurés, na Galiza, também é um território Carta Europeia de Turismo Sustentável, aumentando a visibilidade e notoriedade desta Euroregião praticamente toda ela reconhecida sob o mesmo galardão dado o seu compromisso em prol de um desenvolvimento turístico sustentável.